segunda-feira, 30 de maio de 2011

III Grupo de Discussões

No dia 05 de maio, foi realizado o III Grupo de Discussão, tendo como tema a utilização da cana de açúcar como alimento para a produção leiteira. Neste dia estavam presentes a Profª. Drª. Ricarda Santos e membros de todos os departamentos da CONAVET.
A palestra foi regida pelos integrantes Diogo de Figueiredo Castro, Guilherme Franco Rocha e Vinícius de Morais Barbosa, que começaram falando sobre a importância da cana de açúcar no cenário nacional. As características da produção de cana como forrageira foram explicadas, sendo primeiramente citada sua produtividade e logo após a aceitação dos animais, características químicas e requisitos gerais (pluviosidade, clima e solo). Seguido dessa introdução foram comentadas as variedades existentes e quais são as mais usadas, sendo a RB-72-454 a mais utilizada no Brasil e a IAC86-2480 como uma das variedades mais indicadas para o uso como forrageira.
No decorrer da palestra foi comentado que a cultura de cana de açúcar pode ser uma alternativa viável para o produtor, pois ela pode ser utilizada na forma de silo e também in natura. Em qualquer uma das formas devem ser respeitados os tamanhos das partículas, tendo na silagem tamanho médio de 3 cm e na cana in natura de 2 a 3 cm. O fornecimento de silagem de cana para bovinos deve ser bem estudado, pois é recomendado o uso de uréia e outros inoculantes para promover a correção dos nutrientes presentes, por exemplo, a proteína.
No final das apresentações foi realizado um exercício que consistia em calcular a área necessária para uma produção de cana de açúcar que seria utilizada como alimento na produção leiteira. Em seguida foi encerrado o grupo de discussão, tendo como conclusão que a cana de açúcar, se usada corretamente, pode fornecer um bom retorno para a produção leiteira.


Por Diogo de Figueiredo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário