domingo, 10 de julho de 2011

V Dia de Campo: Leite a Pasto - educação continuada e UNISOL

A Empresa Júnior de Consultoria e Assistência Veterinária do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (CONAVET – UFU), organizou no dia 02 de Julho de 2011 o 5º Dia de Campo referente ao Projeto Leite a Pasto - Educação continuada em parceria com a ONG Universidade Solidária (UniSol). O evento ocorreu em uma das 07 Unidades Demonstrativas pertencentes ao programa, o Sítio Vitória que possui 27 hectares, destinados exclusivamente à atividade leiteira.
Neste dia estiveram presentes alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Jornalismo, Enfermagem e Agronomia da UFU, Produtores envolvidos no Projeto bem como da região acompanhados de seus amigos e familiares, Professor Edmundo Benedetti e o Professor Miguel Dall’Agnol que veio representar a UniSol.
Durante o encontro foi apresentada pelos consultores da CONAVET: Fernanda Gatti, Guilherme Franco, Matheus Oliveira e Vinícius Barbosa, a evolução desta Unidade Demonstrativa, onde o projeto teve seu início há apenas dois meses e a satisfação e os desejos dos produtores em relação à inserção do projeto na propriedade.
Na apresentação os consultores explicaram os “Pontos Vitais” e os “Pontos Importantes” em que se baseia o Projeto Leite a Pasto, e citaram as medidas que já haviam sido tomadas na Unidade Demonstrativa, tais como: limpeza periódica de bebedouros; coleta das coordenadas da propriedade via GPS para divisão das pastagens; planejamento de uma estratégia alimentar para o período pré-seco e seco do próximo ano; adoção de um calendário zoosanitário adaptado para a região seguido de instruções detalhadas a respeito das vacinações necessárias nos animais da propriedade; manejo adequado da ordenha; manejo do esterco e seu aproveitamento como adubo orgânico; coleta de análises para efetuar correção do solo; e foi ainda entregue ao produtor um caderno de cinco matérias onde ele é estimulado a criar o hábito de fazer anotações importantes em relação ao controle reprodutivo, controle leiteiro mensal, manejo de pastagens, movimentação mensal do rebanho e movimentação financeira da propriedade.
Foi ainda apresentado de forma detalhada o manejo da ordenha com o foco voltado para a qualidade do leite, visto que a “Instrução Normativa 51” entrou em vigor no dia anterior ao Dia de Campo (01 de Julho de 2011), e a mesma preconiza que a Contagem Bacteriana Total (CBT) passe do atual valor de 750.000/mL para 100.000/mL, e a Contagem de Células Somática (CCS) de 750.000/mL para 400.000/mL.
Os produtores mostraram muito interesse e tiveram participação ativa, por meio de observações e questionamentos durante a apresentação feita pelos consultores da CONAVET. E foi em meio a esta participação efetiva dos presentes que o Professor Edmundo Benedetti proferiu uma palestra motivacional sobre o Associativismo, alertando os produtores da importância da união deles em busca de conquistar benefícios para dar continuidade à atividade leiteira, aumentando a quantidade e a qualidade do produto produzido por eles.
Os alunos da graduação e pós-graduação do curso de Agronomia da UFU proferiram uma palestra sobre Fertilidade do Solo, demonstrando a importância de se utilizar calcário e gesso para correção do solo. Além da parte teórica houve uma parte prática, onde os alunos da agronomia demonstraram para os produtores como que se coleta material para análise de solo. E para finalizar as atividades do Dia de Campo a aluna do curso de Enfermagem dirigiu uma discussão a respeito da diferença entre gripe e resfriado, onde ela esclareceu algumas dúvidas dos participantes e fez algumas recomendações dos métodos de prevenção contra algumas doenças.
O próximo Dia de Campo terá sua divulgação no site da CONAVET: www.conavet.ufu.br



Por: Fernanda Gatti de Oliveira Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário